Clique aqui e tenha acesso aos principais serviços
pelo Setor de Atendimento do Core-SP.
Por: Setor de comunicação | 01/02/2024, às 09:50
A campanha Fevereiro Roxo busca conscientizar a população sobre o mal de Alzheimer, lúpus e fibromialgia, doenças que não tem cura.
Como consequência do envelhecimento da população, as doenças crônicas têm crescido no país e incluir a alimentação saudável e a prática de atividade física se tornam cada dia mais necessárias.
A seguir, abordaremos mais sobre as doenças que compõem a conscientização no mês de fevereiro:
Mal de Alzheimer
O mal de Alzheimer é um transtorno neurodegenerativo progressivo que se manifesta pela deterioração cognitiva e da memória, comprometendo as realizações das atividades diária e uma variedade de sintomas neuropsiquiátricos e de alterações comportamentais.
O Ministério da Saúde aponta que a doença atinge cerca de um milhão de brasileiros, entre 60 e 90 anos de idade.
Os primeiros sinais são notados a partir da perda de memória e da alteração de comportamento frequentes. Quando a doença está caminhando para o estágio moderado, nota-se dificuldade de ficar sozinho ou realizar qualquer atividade. Em seu estágio avançado, podemos perceber a incapacidade de cuidar de si mesmo, comprometendo sua segurança e das pessoas que o cercam, além de dificuldades de se locomover.
Caso o mal de Alzheimer seja diagnosticado no início, é possível retardar o seu avanço e ter mais controle sobre seus sintomas. Atualmente, existem medicações que controlam a doença ou diminuem sua progressão que, apesar de não ter cura, proporcionam melhor qualidade de vida.
Lúpus
O Lúpus é uma doença inflamatória autoimune, que pode afetar múltiplos órgãos e tecidos, como pele, articulações, rins e cérebro.
São reconhecidos dois tipos principais de lúpus: o cutâneo, que se manifesta apenas com manchas na pele, e o sistêmico, no qual um ou mais órgãos internos são afetados.
Os sintomas incluem fadiga, febre, dor nas articulações, inchaços, vermelhidão na pele, dor no peito para respirar, sensibilidade à luz do Sol, queda de cabelo, entre outros.
A doença, apesar de incurável, pode ser tratada com remédios anti-inflamatórios, desde que sejam acompanhados pelo médico, e protetor solar para prevenção de lesões na pele.
Segundo a Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR), existem - aproximadamente - cerca de 65 mil pessoas com lúpus no país, sendo a maioria mulheres.
Fibromialgia
A fibromialgia é uma doença reumatológica que afeta a musculatura, causando dor. De acordo com a Sociedade Brasileira de Estudos para a Dor, a doença tem difícil diagnóstico, o que dificulta saber a quantidade de pessoas que a têm - no Brasil e no mundo.
Seus principais sintomas são fadiga, alterações do sono, distúrbios intestinais, depressão e ansiedade.
Já o tratamento tem como meta aliviar os sintomas com melhora na qualidade de vida e, diferentemente das demais doenças crônicas, a fibromialgia tem como principal aliado um tratamento não-medicamentoso: o exercício físico. Outras opções como relaxante muscular e analgésicos carecem de acompanhamento médico. O acolhimento da família também é um fator importante para enfrentá-las.
O Core-SP divulga informações sobre a campanha Fevereiro Roxo para que mais pessoas se conscientizem a respeito das doenças crônicas.
Tem alguma sugestão, critica ou elogio? Algo que gostaria de comentar? Sentiu falta de algum serviço que o Core-SP pode oferecer?
Nosso objetivo é de aprimorar os serviços oferecidos para que possamos lhe atender cada vez melhor. Ajude a construir um novo Conselho!
Email: comunicação@core-sp.org.br