Clique aqui e tenha acesso aos principais serviços
pelo Setor de Atendimento do Core-SP.
Por: Setor de comunicação | 07/01/2025, às 11:25
Natural de Uberlândia,o profissional de saúde, aproveitou a atmosfera de renovação e criou, há 10 anos, o movimento Janeiro Branco, que busca chamar a atenção para condições como a depressão, a ansiedade e a síndrome do pânico, cujos efeitos afetam consideravelmente a qualidade de vida dos indivíduos que lidam com elas, além das relações com família e amigos.
Por essa razão, quem padece de transtornos mentais, deve procurar ajuda especializada e adotar hábitos saudáveis, entre os quais estão: a prática de exercícios físicos, de atividades como a meditação, bem como a psicoterapia e a ajuda médica de um psiquiatra quando necessário.
Lembre-se de que todas as turbulências passam e os tempos de calmaria e alegria chegarão. A vida sempre vale a pena, mesmo com alguns perrengues no caminho.
Conscientizar-se disso já é um passo em direção ao equilíbrio emocional.
Pedir e oferecer auxílio para lidar com problemas, não é sinal de fraqueza, e sim uma característica inerente ao ser humano.
Caso seja necessário, recorra ao Centro de Valorização da Vida (CVV), que conta com profissionais especialmente treinados para lidar com pessoas em situação de vulnerabilidade mental.
No final deste texto, há um link para o site do CVV Acesse e saiba mais a respeito da campanha que, neste ano, terá como data oficial 26 de janeiro, o último domingo do mês, quando acontece também o Dia Mundial de Combate e Prevenção da Hanseníase, instituído no Brasil pela Lei nº 12.135/2009.
A doença, transmitida pelo Bacilo de Hansen, é caracterizada pela aparição de manchas esbranquiçadas, avermelhadas ou de tom acastanhado, formigamento nas mãos e nos pés, além da diminuição da força muscular e perda de sensibilidade nas regiões afetadas, especialmente mãos, braços, pernas e pés.
A transmissão do bacilo ocorre quando um indivíduo, já infectado e sem o tratamento adequado — feito com antibióticos disponibilizados gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS)— tosse, espirra ou mesmo asperge gotículas ao falar.
Não se contrai hanseníase por cumprimentar alguém ou usar os mesmos talheres e roupas de cama.
Clique no link abaixo para saber mais sobre a hanseníase também.
O Core-SP apola as iniciativas e deseja um 2025 repleto de realizações e de saúde.
Tem alguma sugestão, critica ou elogio? Algo que gostaria de comentar? Sentiu falta de algum serviço que o Core-SP pode oferecer?
Nosso objetivo é de aprimorar os serviços oferecidos para que possamos lhe atender cada vez melhor. Ajude a construir um novo Conselho!
Email: comunicação@core-sp.org.br