Clique aqui e tenha acesso aos principais serviços
pelo Setor de Atendimento do Core-SP.
Por: Setor de comunicação | 01/11/2024, às 15:49
Há 21 anos, numa noite de outubro, Travis Garone e Luke Slaterry se debruçaram a respeito de uma questão curiosa: " por que o bigode, sinônimo de estilo no século 20, estava em baixa nas ruas da cidade australiana de Melbourne?".
Para reverter essa tendência, eles se propuseram a deixar a barba crescer no mês seguinte. Mas eles queriam uma motivação extra para cumprir o desafio e, inspirados por uma amiga que abraçou a campanha Outubro Rosa, resolveram criar uma iniciativa similar com o intuito de chamar a atenção para a detecção precoce do câncer de próstata.
O diagnóstico é feito por meio de exames como a ultrassonografia, a ressonância magnética e o exame de toque retal que, ainda hoje é um tabu entre os homens, em razão do mito de que "fere a masculinidade".
De volta ao contexto histórico, o movimento Movember: junção das palavras bigode (mustache, em inglês) e novembro (november, em inglês), saltou de 30 participantes, em 2003, para 450 no ano seguinte, quando arrecadou 50 mil dólares australianos (o que equivale a R$ 200 mil).
Em 2006, a Organização Beyond Blue (Além do Azul) enfocada na saúde mental, aderiu à iniciativa e institui o laço azul como outro símbolo da campanha, que chegou ao Brasil em 2011, com o apoio do Instituto Lado a Lado pela Vida, também dedicado à saúde masculina, ao combate ao câncer e às doenças cardiovasculares.
Em seu país de Origem, a campanha ajudou a aprimorar as pesquisas da Fundação Australiana de Combate ao Câncer de Próstata.
No Brasil, a doença tem uma incidência alta (são mais de 71 mil casos) e, até 2040, os casos devem dobrar em escala mundial: de 1,5 milhão para 3 milhões.
Se você sente dor ao urinar, vai ao banheiro com frequência e sente que, embora tenha vontade de urinar, há pouco volume ou pressão, procure um urologista.
Afinal, ser homem também é cuidar da saúde sem preconceito.
No link abaixo, é possível saber mais sobre a campanha do novembro azul:
Tem alguma sugestão, critica ou elogio? Algo que gostaria de comentar? Sentiu falta de algum serviço que o Core-SP pode oferecer?
Nosso objetivo é de aprimorar os serviços oferecidos para que possamos lhe atender cada vez melhor. Ajude a construir um novo Conselho!
Email: comunicação@core-sp.org.br