Clique aqui e tenha acesso aos principais serviços
pelo Setor de Atendimento do Core-SP.
Por: Setor de comunicação | 10/10/2023, às 09:18
O Outubro Rosa é uma campanha internacional que tem como objetivo compartilhar informações preventivas e promover a conscientização sobre o câncer de mama, doença que afeta mulheres e homens.
O movimento é fundamental para ajudar a salvar diversas vidas, devido a divulgação e circulação de informações que possibilitam identificar precocemente a doença, evitando a mortalidade causada por ela. Em 2022, uma pesquisa realizada pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA) apontou que a doença atinge cerca de 24,5% das mulheres no mundo.
Segundo a estimativa do Ministério da Saúde para o triênio de 2023 a 2025, o número de casos novos de câncer de mama no Brasil é de 73.610, correspondendo a um risco de 66,54 casos novos a cada 100 mil mulheres.
O câncer de mama feminino é o mais incidente no país e em todas as regiões brasileiras, com destaque para a região sudeste que concentra a maioria dos casos.
Sinais de alerta do câncer de mama
O Ministério da Saúde compartilhou cinco sinais de alerta da doença. São eles:
É recomendável realizar periodicamente o exame de rotina especializado, conhecido comumente como mamografia, rastreador de alta eficácia usado para detectar o câncer antes de aparecer os sintomas e também capaz de identificar alterações suspeitas. Outro método utilizado é o autoexame.
Como fazer o autoexame?
Em frente a um espelho, observe se há algo diferente na aparência dos seios. Levante um braço por vez e analise a região da mama e da axila.
Apoie o braço esquerdo sobre a cabeça e, com a mão direita, apalpe a mama esquerda fazendo movimentos circulares. Repita o mesmo processo do outro lado.
Caso sinta algum nódulo, procure um médico para realizar a mamografia. É indispensável estar em dia com os seus exames. Previna-se!
Fui diagnosticada, e agora?
Caso o câncer seja detectado, a paciente deverá se consultar com o mastologista (especialidade médica responsável pelas glândulas mamárias) e com o oncologista (especialidade médica responsável pelo tratamento do câncer).
Para compor o tratamento, é recomendável que a paciente faça acompanhamento com profissionais de saúde mental, psicólogos e psiquiatras, para que enfrente esse desafio da melhor maneira possível, dentro de suas possibilidades e respeitando suas limitações.
Os homens também são diagnosticados
A doença pode atingir os homens, já que também possuem tecido mamário. Segundo a Cartilha do Ministério da Saúde ‘Câncer de Mama: Vamos Falar Sobre Isso?’, eles representam 1% dos casos no mundo.
Por não terem mamas desenvolvidas como as mulheres, os nódulos são vistos facilmente, sendo acusados imediatamente por seu relevo e por sua aparência.
Apesar dos casos, não há exames de rastreamento de câncer de mama para homens, devido a baixa incidência. Por este motivo, os médicos aconselham os homens com casos da doença na família a realizarem a inspeção na região todos os meses.
O Core-SP, ciente de seu compromisso e responsabilidade social, divulga a Campanha Outubro Rosa para alcançar o maior número de pessoas, conscientizando-as sobre a prevenção do câncer de mama e a detecção precoce da doença.
Tem alguma sugestão, critica ou elogio? Algo que gostaria de comentar? Sentiu falta de algum serviço que o Core-SP pode oferecer?
Nosso objetivo é de aprimorar os serviços oferecidos para que possamos lhe atender cada vez melhor. Ajude a construir um novo Conselho!
Email: comunicação@core-sp.org.br