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Por: Setor de comunicação | 02/10/2024, às 10:11
De acordo com um estudo do Instituto Nacional do Câncer (Inca), os tumores malignos de mamas devem acometer mais de 73 mil pessoas em 2024, sendo as mulheres 99% das vítimas da doença que, até o início da década de 1980, era negligenciada pela saúde e até por veículos de comunicação, já que nem a palavra seio podia ser mencionada nos programas de rádio e TV.
Este quadro começou quando Nancy Brinker cumpriu o desejo de sua irmã Susan G.Komen e criou em 1990 o Instituto Susan G. Komen for The Cure, que oferece apoio físico e emocional a pacientes oncológicas.
Sete anos após sua criação, a instituição organizou atividades esportivas, como corridas e competições de boliche para mobilizar a população estadunidense e conscientizá-la respeito da necessidade de prevenção e detecção precoce do câncer de mama. O principal símbolo é o laço cor-de-rosa, a cor favorita de Susan.
Por aqui, a campanha ganhou força em 2010, quando passou a ser abraçada pelo Inca. Apesar disso, desde 1995, o Instituto Brasileiro do Câncer (IBCC) é o detentor da campanha " O Câncer de Mama no alvo de moda, criada pelo estilista Ralph Lauren em homenagem à jornalista de moda Nina Hyde, que morreu em decorrência da doença.
Agora que você já está por dentro da origem da data, é importante conhecer algumas práticas que ajudam a detectar o câncer de mama.
A palpação, chamada de autoexame, deve ser feita em frente ao espelho. Se a pessoa sentir um nódulo endurecido (com textura similar à da ponta do nariz) durante o toque, que deve incluir as regiões do pescoço e das axilas, o ideal é procurar o médico.
Atente-se também a sinais de vermelhidão, dor ou retração das aréolas e perceba se há alguma secreção nas glândulas.
É imprescindível realizar exames de ultrassonografia e mamografia a cada dois anos, caso não haja histórico familiar. Se houver, o protocolo deve ser repetido anualmente. Mesma frequência, aliás, com que são realizados os exames ginecológicos, fundamentais na prevenção e no tratamento do câncer do colo uterino, causado majoritariamente pelo vírus HPV, para o qual a campanha Outubro Rosa está voltada neste ano.
Atualmente, já está disponível no SUS, a vacina para prevenir infecções causadas pelos quatro principais tipos de HPV, que deve ser aplicada em uma única dose em meninos e meninas de 9 a 12 anos.
Na rede de saúde particular, há uma versão que protege contra nove cepas do HPV e deve ser aplicada em homens e mulheres — de 9 a 45 anos de idade, em duas ou três doses, com intervalo de 2 a 6 meses, a depender da idade e das condições de saúde.
Se você tem na família alguém que lida com o câncer de mama ou do colo do útero, informe-se e ofereça suporte como puder. O trajeto fica menos difícil quando não se está só.
No link abaixo, há mais informações sobre as duas condições.
https://www.gov.br/inca/pt-br/assuntos/campanhas/2024/outubro-rosa
O Core-SP apoia o Outubro Rosa.
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