Clique aqui e tenha acesso aos principais serviços
pelo Setor de Atendimento do Core-SP.
Por: Setor de comunicação | 16/09/2022, às 15:19
Cuidar da saúde mental não devia ser um tabu. Sem preconceito, frescura ou desperdício de tempo, a saúde mental é um fato, não se deixe enganar: assim como o corpo físico adoece, o mesmo pode acontecer à mente.
Para além do Setembro Amarelo – campanha nacional de prevenção ao suicídio -, o Core-SP convida você, representante comercial, a entender um pouco mais sobre saúde mental e como exercitá-la no seu dia a dia.
Mas por que a mente adoece? Com o ritmo frenético do mundo moderno, todas as relações acontecem com muita intensidade, podendo vir acompanhadas de cobrança, exigência e estresse. Essa sobrecarga mental reflete um estilo de vida não saudável, que merece atenção constante.
Em muitos dos casos, a busca por ajuda pode ser adiada por medo ou vergonha em falar sobre as emoções. Não é sinônimo de fraqueza, há muitas pessoas enfrentando suas batalhas particulares: segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), no Brasil, 86% da população tem algum tipo de transtorno mental, como depressão e ansiedade.
O primeiro passo é entender o que é saúde mental. De acordo com a OMS, o termo corresponde a um estado de “completo bem-estar físico, mental e social”. A psicologia expande o conceito e trata, também, sobre como as pessoas vivem em harmonia com suas habilidades, aspectos emocionais, ambições e objetivos.
Saber como cuidar da saúde mental é imprescindível para garantir melhor qualidade de vida e longevidade. Além de evitar o desenvolvimento de uma série de doenças que podem prejudicar o corpo físico, sua relevância também se dá em como lidar com diferentes situações e emoções.
Os cuidados com a saúde mental estão longe de ser um desafio; na verdade, não só podem ser praticados diariamente como não exigem muito. Confira sete dicas práticas que o Core-SP traz a você sobre como incluir o cuidado consigo mesmo na rotina:
Já ouviu dizer que “este corpo é o único que temos”? Dar atenção à saúde física repercute de fora para dentro: contribui para a capacidade cognitiva, fortalece a autoestima e melhora o humor. Exercícios são uma boa pedida, pois liberam endorfina (o famoso “hormônio da felicidade”), melhoram a circulação e previnem doenças.
Outras atividades tão importantes quanto envolvem ter uma alimentação equilibrada, realizar exames preventivos e hidrata-se ao longo do dia. Entre uma venda e outra, que tal dar uma caminhada na região com uma garrafinha de água?
Não é segredo que uma noite mal dormida prejudica o restante do dia, trazendo indisposição, dificuldade de concentração e até mau-humor. Isso acontece porque, durante o sono, o organismo se regenera e faz todas as regulações necessárias, como a produção de anticorpos.
Para evitar a mente inquieta, invista em um sono de qualidade, de 7 a 8 horas seguidas por dia, sem ou pouca interrupção, e evite utilizar aparelhos eletrônicos antes de dormir. Despertar com a sensação de energia recarregada pode fazer a diferença para conseguir fechar uma venda!
Traçar objetivos é importante além dos negócios: viver com um propósito torna a vida mais agradável. Quando se tem uma ou mais motivações para sair da cama, trabalhar e estudar, há pelo que se dedicar e se inspirar!
Avalie seus objetivos e tenha em mente o que você gostaria de alcançar nos mais diversos âmbitos da sua vida, mas seja realista: não coloque metas muito distantes ou estressantes. Uma boa dica é diluir um grande objetivo em pequenas metas acessíveis, tornando o caminho mais fácil de ser percorrido.
Uma relação saudável é sinônimo de diálogo, compreensão e acolhimento - sem domínio, medo ou submissão. Mantenha próximos os familiares e amigos que você ama e fazem bem a você se sentir bem: bons relacionamentos trazem sentido para a vida!
Além disso, é importante ter com quem dividir os momentos bons e ruins enfrentados pelo caminho. Ter uma rede de apoio com quem contar ajuda a diluir o medo e a vergonha em compartilhar sentimentos.
Que o celular facilita muito o contato entre amigos e clientes, nós sabemos, mas muito tempo em frente às telas pode ser nocivo à saúde, em especial, no que tange as comparações. Busque encontrar sua própria felicidade no dia a dia, com momentos ao ar livre e atividades diferentes. Equilibre suas tarefas, busque respiros ao longo do trabalho – um bom jeito de fazer isso é...
Tire um tempo para si mesmo: praticar o amor-próprio é importante para a saúde mental e emocional. Valorize atividades que tragam alegria, desde momentos de lazer aos mais simples da rotina – o importante é ser prazeroso e levar o pensamento para longe das preocupações.
Separe um momento do dia para fazer algo que você gosta, como assistir uma série, fazer uma caminhada ou ler um bom livro. Respire, relaxe e seja grato! Valorize sua personalidade e saiba reconhecer suas próprias conquistas, você merece ser feliz!
Preste atenção em si mesmo. Como tem se sentido? O que tem deixado sua rotina mais ou menos alegre? Ao perceber que há dificuldade em lidar com certas emoções, busque ajuda! Há diferentes alternativas, profissionais e serviços de psicologia que podem ajudá-lo, ninguém precisa estar só.
Vale lembrar que o Centro de Valorização da Vida (CVV) possui voluntários treinados para ajudá-lo em situações como essa: o telefone 188 e o chat online estão disponíveis o dia todo, todos os dias!
Tem alguma sugestão, critica ou elogio? Algo que gostaria de comentar? Sentiu falta de algum serviço que o Core-SP pode oferecer?
Nosso objetivo é de aprimorar os serviços oferecidos para que possamos lhe atender cada vez melhor. Ajude a construir um novo Conselho!
Email: comunicação@core-sp.org.br