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Você sabe o que é inbound marketing?

Novo tema do Core Cursos ensina a atrair e reter potenciais clientes

Por: Setor de comunicação | 18/07/2022, às 15:42

O “velho marketing” não tem vez na era digital: o consumidor tem controle sobre o que escolhe consumir na Internet e como, de modo que ir atrás dele – como no marketing tradicional, ou outband marketing – já não é tão efetivo. Com o real e o virtual entrelaçados, conquistar o consumidor por meio do conteúdo é uma estratégia interessante para transformar estranhos em clientes e clientes em divulgadores da sua marca.

Esse é o inbound marketing, em tradução livre, marketing de entrada, ou melhor, marketing de atração – o novo tema do Core Cursos, em parceria com o Sebrae: “Converta vendas utilizando inbound marketing”. Venha saber mais a respeito!

O que é inbound marketing

Inbound marketing é um conjunto de estratégias de marketing que visam atrair e converter clientes por meio do oferecimento de conteúdos relevantes. Ao focar em um público-alvo específico, é possível entender melhor esse consumidor, entregando o conteúdo buscado e as respostas para seus problemas.

Assim, é o cliente que procura pela marca ou empresa, não o contrário: isso ocorre por conta da atração pela mensagem, por meio de um conteúdo criativo e envolvente. Ao oferecer algo de valor ao público, você se torna útil para os clientes, que além de buscarem seus serviços nos seus canais de conversão, ajudam a promover seu produto.

O termo foi popularizado em 2006, com o livro “Inbound Marketing: seja encontrado usando o Google, a mídia social e os blogs”, de Brian Halligan e Dharmesh Shah, cofundadores da Hubspot, empresa norte-americana de softwares para automação de marketing, CRM e vendas.

Em linhas gerais, o inbound marketing envolve uma série de ações com o intuito de atrair o potencial cliente para seus canais de conversão, aumentando o número de entradas no site, e-commerce e blog, por exemplo. Mais do que isso: o conteúdo personalizado e autoral promove o relacionamento próximo e duradouro, marcado pelo diálogo.

Finalidades do inbound marketing

O marketing de atração utiliza o marketing de conteúdo, SEO e estratégias em mídias sociais para gerar conteúdo que faça diferença. Educar potenciais clientes sobre seus serviços, transformar a empresa em referência no mercado, influenciar na decisão de compra são alguns dos benefícios. A diminuição de custos também é um fator de peso.

No inbound marketing, o marketing é um centro de investimento, não de custo: é possível mensurar quantas pessoas visualizaram, converteram ou compraram por meio de ferramentas analíticas. E segundo um levantamento da RD Station, divulgado pela Rock Content, o marketing de atração é 62% mais barato que o marketing tradicional (outband).

Com o inbound marketing, Halligan e Shah propõem o ciclo “atrair, converter, relacionar, vender e analisar”, que promove uma série de vantagens, como: alcançar o público-alvo certo, aumentar o poder de persuasão, diminuir o ciclo de vendas, reduzir custos, mensurar resultados em tempo real, ampliar a visibilidade da marca, expandir o engajamento e expandir o ticket médio.

Inbound marketing na prática

O Programa Integrado de Capacitação, por meio do Core Cursos, oferece o workshop “Converta vendas utilizando inbound marketing”, online e gratuito, para os representantes comerciais registrados no Core-SP. A iniciativa, em parceria com o Sebrae, uma das maiores instituições de ensino profissionalizante do país, visa a valorização constante da categoria.



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