Clique aqui e tenha acesso aos principais serviços
pelo Setor de Atendimento do Core-SP.
Confira as dicas do Core-SP para identificá-los
O Sistema Confere/Cores tem o compromisso e a responsabilidade de alertar a respeito das falsificações de cobranças em nome dos Conselhos Regionais, ato constante que, além de comprometer financeiramente os profissionais com o registro ativo junto à autarquia, pode ser indício ao acesso não autorizado às suas informações pessoais.
Para ajudar a identificar as fraudes e evitar situações semelhantes, o Core-SP listou detalhes próprios que diferenciam o documento oficial do falsificado. Veja a seguir:
Duvide de boletos que chegam via WhatsApp. Para atendê-los de forma segura, os Conselhos Regionais disponibilizam a emissão através de e-mail ou dos sites oficiais.
Não conclua a operação se o nome ou CNPJ for desconhecido por você. O CNPJ descrito no documento oficial será o do Core-SP - 60.746.179/0001-52. Mais um item que merece a sua atenção é o endereço do beneficiário, no caso, deverá constar Avenida Brigadeiro Luís Antônio, 613 - Bela Vista. Para sanar quaisquer dúvidas, entre em contato com o SAQ da empresa.
Se o espaço “valor do documento” estiver nos dígitos finais do código de barras e com um valor diferente, pode ser um indício de golpe. Desconfie e entre em contato com a instituição.
Em geral, quando esses documentos estão fraudados, o código consta como incompatível, o que força a vítima a digitar os números manualmente para que a fraude seja finalizada. Fique atento quando houver espaços excessivos entre as barras ou alterações grosseiras que não permitam o reconhecimento pela leitora.
Erros ortográficos denunciam a falsificação que, apesar de serem frequentes, passam despercebidos. Confira atentamente seus dados pessoais (nome completo e CPF), data de vencimento, o valor, o CNPJ e o nome do beneficiário. Analise o documento diversas vezes e, se necessário, peça para alguém de sua confiança ler.
No Core-SP, os boletos são apenas da Caixa Econômica Federal, cujo código é 104. Para outras numerações, consulte o site da Febraban (Federação Brasileira de Bancos).
Visite o portal do Conselho e acesse a área restrita do representante, através dele será possível verificar a situação do seu registro de forma segura e consultar seus boletos ativos.