Dúvidas frequentes

Clique aqui e tenha acesso aos principais serviços
pelo Setor de Atendimento do Core-SP.

Core-SP

Notícia

Canal de Ouvidoria do Core-SP

Por: Setor de comunicação | 24/04/2025 | 09:24

Canal direto para você enviar suas manifestações: sugestões, reclamações, elogios ou denúncias.

Ouvidoria é um espaço em que você pode apresentar sugestões, elogios, solicitações, reclamações e denúncias. É a “ponte” entre você e a Administração Pública (que são os órgãos, entidades e agentes públicos que atuam nos diversos setores do governo federal, estadual e municipal).

A Ouvidoria recebe as manifestações dos cidadãos, representantes comerciais e colaboradores do Core-SP, as quais são posteriormente analisadas e encaminhadas às áreas responsáveis pelo tratamento ou apuração do caso.

Além disso, a partir das informações trazidas, a Ouvidoria pode identificar melhorias, propor mudanças e apontar situações irregulares no órgão ou entidade.

 

O que é uma manifestação?

Manifestar é o ato de expor, apresentar, declarar, tornar visível, publicar. A manifestação é uma forma de expressar para a Ouvidoria questionamentos, dúvidas, opiniões, etc. Assim, pode auxiliar diretamente no aprimoramento da gestão de políticas e serviços, ou a combater a prática de atos ilícitos, como assédio moral, assédio sexual, discriminação, entre outros.

 

Quais são os tipos de manifestação?

SUGESTÃO: proposição de ideia ou formulação de proposta de aprimoramento de políticas e serviços prestados pela Administração;

ELOGIO: demonstração ou reconhecimento ou satisfação sobre o serviço oferecido ou atendimento recebido;

SOLICITAÇÃO: requerimento de adoção de providência por parte da Administração;

RECLAMAÇÃO: demonstração de insatisfação relativa a serviço público;

DENÚNCIA: comunicação de prática de ato ilícito cuja solução dependa da atuação de órgão de controle interno ou externo, como por exemplo, situações de assédio moral, assédio sexual, discriminação, corrupção, fraude, desvio de recursos públicos ou qualquer conduta que infrinja normas legais ou éticas no âmbito da Administração Pública.

 

IMPORTANTE RESSALTAR QUE QUALQUER DESSAS MANIFESTAÇÕES PODEM SER FEITAS DE FOMA ANÔNIMA.

O Core-SP reforça seu compromisso com a integridade, a transparência e a proteção dos direitos dos colaboradores. Nenhuma pessoa será prejudicada, punida ou sofrerá qualquer tipo de retaliação em razão de manifestações, especialmente denúncias feitas de boa-fé, ainda que não se confirmem ao final da apuração.

O sigilo das informações e da identidade do denunciante será resguardado sempre que solicitado, nos termos da legislação vigente. A confiança nos canais institucionais é essencial para a construção de um ambiente ético, seguro e respeitoso para todos.

 

O que é o e-Ouv?

O Sistema Eletrônico de Ouvidoria (e-Ouv) permite que qualquer pessoa, física ou jurídica, encaminhe manifestações ao Core-SP. Por meio do sistema também é possível acompanhar o prazo e receber a resposta da manifestação.

Todo o processo de envio de manifestação pode ser feito on-line pelo ícone abaixo:

 

Mais Notícias

Coletamos dados e informações sobre a sessão exclusivamente para atendimento das atividades finais desta autarquia, por legítimo interesse do controlador, e para funcionamento de serviços de interesse do usuário de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.