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pelo Setor de Atendimento do Core-SP.
Durante os dois dias de treinamento, os colaboradores do Setor de Atendimento do Conselho participaram de dinâmicas e palestras que enriqueceram suas aptidões pessoais e profissionais
Visando o aperfeiçoamento pessoal e profissional dos colaboradores, o Core-SP realizou, nos dias 16 e 17, um evento de capacitação para o Setor de Atendimento dos 12 Escritórios Seccionais, da Sede e do Escritório Administrativo do Conselho.
No espaço fornecido pelo Sebrae, foram aplicadas dinâmicas de grupo, reflexões e rodas de conversa, tendo como principal objetivo estimular a forma como se enxerga e absorve as situações-problema e como quebrar ciclos violentos que refletem em vários âmbitos da vida.
Para enriquecer a aptidão, a mestre em Desenvolvimento e Gestão Social, Emile Machado, juntamente do Coordenador de Projetos Sociais, André Luiz, ressaltaram dois importantes eixos para construir relações saudáveis e significativas: a Comunicação Não-Violenta e a Inteligência Emocional.
Emile e André convidaram os colaboradores a praticarem a comunicação assertiva e o autoconhecimento para além do evento e a vivenciarem melhores resultados em sua fala, escuta ativa e ações, transformando as questões internas e os ambientes externos.
A capacitação foi desenvolvida com base no poema “Palavras são janelas (ou são paredes)”, de Ruth Bebermeyer, que faz referência ao trajeto das palavras - da boca de quem diz até os ouvidos de quem escuta - com destaque para o elemento que difere a mesma ação: a interpretação. Clique aqui para ler o poema completo.
O impacto da Comunicação Não-Violenta
A Comunicação Não-Violenta (CNV) é uma prática que busca qualificar a relação apostando na empatia, ou seja, colocando-se no lugar do outro, dando espaço para uma escuta consciente e uma fala transparente, respeitosa e cuidadosa.
Praticando a CNV, é possível fortalecer as conexões com o próximo e com você mesmo(a), melhorando questões internas que, consequentemente, impactam nas relações externas.
Confira abaixo os quatro pilares que ajudam a incluir a CNV no nosso dia a dia, segundo o psicólogo Marshall Rosenberg:
A observação é fundamental para descrever o momento factual, como algo que aconteceu. Ter clareza do contexto auxilia na comunicação assertiva.
Os sentimentos são aliados para nos aproximarmos uns dos outros. Por meio deles é possível expressar os nossos sentimentos, florescendo e acolhendo a nossa vulnerabilidade.
As necessidades são humanas e universais. Todos temos, mas cada pessoa da sua forma, intensidade e tempo. Compreender isso tornará o ambiente mais confortável para nossas diversidades.
Os pedidos são a expressão de como gostaríamos de atender nossas necessidades. Utilizar da clareza e da objetividade é essencial para alcançar plenamente a compreensão.
O poder da Inteligência Emocional
Segundo o psicólogo Daniel Goleman, a inteligência emocional é a capacidade de gerenciar seus sentimentos, expressando-os de maneira apropriada e eficaz.
Em situações desafiadoras, a inteligência emocional é a performance de gerenciamento essencial para conduzir as melhores tomadas de decisões e orientações.
Para desenvolvê-la, é necessário um conjunto de competências e habilidades fundamentadas. São eles:
Parabenizamos todos os colaboradores que contribuíram para a realização do evento de capacitação e participaram com o objetivo de buscar novos e mais conhecimentos.
É importante ressaltar que, devido aos dois dias de capacitação, os Escritórios Seccionais e Administrativo tiveram suas atividades suspensas, mas retomarão na terça-feira, 21, após o feriado da Consciência Negra.