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pelo Setor de Atendimento do Core-SP.
Parceria com o IBEGESP ofereceu treinamento e palestras para os colaboradores do Conselho, como o encontro com Procuradora do Estado de São Paulo, Dra. Margarete Pedroso, que ministrou o tema: "O Combate ao Assédio e à Discriminação".
Nos dias 27 e 28 de novembro, aconteceu — no Auditório Augusto Simi, situado no 1º andar da Sede do Conselho Regional dos Representantes Comerciais (Core-SP) no centro da capital paulista — o treinamento, que contou com docentes do Instituto Brasileiro de Educação em Gestão Pública (IBGESP), e reuniu os colaboradores que atuam na capital paulista, nos Escritórios Seccionais, membros da Diretoria e a Diretoria Executiva do Conselho Federal dos Representantes Comerciais (Confere).
No início do encontro, os Presidentes, José Luiz Abrantes Pereira, do Core-SP, e Archimedes Cavalcanti Júnior, do Confere — falaram da importância de se instituir iniciativas para integrar todo o sistema, aprimorar processos, estabelecer um modelo de gestão cujo resultado final sejam a cooperação entre os setores e, consequentemente, uma maior qualidade nas relações de trabalho.
A palestrante principal do primeiro dia foi a doutora Márcia Walkíria dos Santos, advogada, com pós-graduada pela em Gestão de Políticas Públicas pela USP e, professora do IBEGESP.
Durante sua apresentação, ela enfatizou a importância da colaboração entre os departamentos do Core-SP, para que todos os requisitos da Nova Lei de Licitações e Contratos (nº 14.133/2021).
O novo texto impulsiona um diálogo mais profundo, durante cada uma das etapas para adquirir certos bens, produtos ou serviços.
A mudança, consequentemente, faz com que a relação entre o Core-SP, os representantes comerciais e a sociedade civil, torne-se ainda mais transparente.
Após a conferência, as equipes de todo o Core-SP apresentaram seus resultados até esta altura de 2024 e seu planejamento para o próximo ano.
A necessidade de diálogo e a busca por aperfeiçoar a comunicação, também foram temas do segundo dia de atividades, que contou com o especialista em Liderança e Gestor de Negócios, Thiago Mota, e com a Procuradora do Estado de São Paulo, Margarete Pedroso.
Enquanto Mota falou a respeito de estratégias para utilizar a Comunicação Não Violenta no dia a dia do trabalho, a doutora Margarete tratou de dois temas sensíveis: o Assédio Moral e o Assédio Sexual, que muitas vezes, permeiam, em diversos níveis, as relações profissionais, o que resulta em um ambiente nocivo e uma atmosfera tóxico em muitos aspectos para os alvos deste comportamento, em sua maioria pessoas vulneráveis, incluindo mulheres, pessoas negras e pessoas que se identificam como LGBTQIAPN+.
Ainda a respeito desse assunto, a chefe da Coordenadoria Administrativa, Merielen Brito, destacou aos funcionários a importância da Ouvidoria para receber e tratar denúncias de assédio: " É um canal totalmente seguro: A identidade de quem nos procura, não é revelada a ninguém, e temos também o cuidado de manter o teor da queixa, sem utilizar palavras que revelem de quem se trata”.
"Todo o processo é conduzido de maneira segura, com conversas reservadas, sem constrangimento algum e com uma apuração criteriosa do caso”, ressaltou a colabora.
As denúncias podem ser feitas pelo canal eletrônico, E-ouv. Para acessá-lo clique no ícone abaixo.
Todas essas informações, bem como a palestra já mencionada, tornaram mais claras as situações exemplificadas nas páginas da Cartilha de Prevenção e Combate ao Assédio Moral, desenvolvida pela Comissão de Protagonismo Feminino do Confere, e ensinaram a todos os presentes como enfrentá-las.
Para encerrar a quinta-feira, os Diretores- Presidentes, e demais conselheiros, agradeceram a todos os presentes e se dispuseram a abrir ainda mais canais de diálogo e escuta com todos os presentes.
Cabe mencionar ainda, a dinâmica que envolveu frases da cultura pop e cartas ilustradas, organizada pelo colaborador Samuel dos Santos, do setor de Licitações e Contratos.
Foram momentos para aprender, ensinar e ouvir mais a respeito de quem faz o Core-SP funcionar todos os dias, tanto presencialmente como virtualmente.
Todo mundo é fundamental para que o sistema Confere/Cores faça a diferença na representação comercial e em todos os setores da sociedade.