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Elaborar estratégias de marketing digital, especialmente quando se trata de negócios locais, é uma das maneiras de fazer com que as microempresas e empresas de pequeno porte cresçam em 2025, de acordo com um artigo publicado pela Confederação Nacional Dirigentes Lojistas (CNDL).
Com base em estudos anteriores, entre eles a pesquisa Maturidade do Marketing Digital e Vendas no Brasil, de 2023, o texto explica que 94% das empresas já sabem que é importante investir em meios digitais e mais da metade delas investe em estratégias nesta área.
O crescimento de negócios locais também é citado como uma tendência neste ano e faz com que os empresários voltem seus olhar para ferramentas que antes pareciam simples, como o Google Perfil de Empresas, que aparece antes das buscas tradicionais e mostra avaliações de compradores (de uma a cinco estrelas), fotos do local, além de indicar endereço e horário de funcionamento.
A necessidade de atualização constante leva ainda a investimentos nas redes sociais, que devem ser alimentadas com fotos e vídeos, bem como servir de plataforma para fechar negócios e canais para tirar dúvidas no período pós-venda.
Outro meio de aumentar a presença é ter uma conta em aplicativos de mensagens instantânea, como o WhatsApp.
“A loja que ganha o clique do ‘pedido de rota’ não é a que aparece no topo, patrocinada, é a que possui a melhor reputação, ou seja, aquela que tem nota alta, muita quantidade de avaliações e todas respondidas de forma personalizada", afirmou o especialista Santiago Edo, cofundador e CEO da Harmo, uma ferramenta que ajuda lojistas a impulsionar suas vendas.
O executivo também ressaltou a importância de, no futuro, utilizar os softwares de inteligência artificial para facilitar o cadastro e colaborar na personalização dos pedidos dos clientes.
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