Clique aqui e tenha acesso aos principais serviços
pelo Setor de Atendimento do Core-SP.
Canal direto para você enviar suas manifestações: sugestões, reclamações, elogios ou denúncias.
O que é a Ouvidoria?
Ouvidoria é um espaço em que você pode apresentar sugestões, elogios, solicitações, reclamações e denúncias. É a “ponte” entre você e a Administração Pública (que são os órgãos, entidades e agentes públicos que atuam nos diversos setores do governo federal, estadual e municipal).
A Ouvidoria recebe as manifestações dos cidadãos, representantes comerciais e colaboradores do Core-SP, as quais são posteriormente analisadas e encaminhadas às áreas responsáveis pelo tratamento ou apuração do caso.
Além disso, a partir das informações trazidas, a Ouvidoria pode identificar melhorias, propor mudanças e apontar situações irregulares no órgão ou entidade.
O que é uma manifestação?
Manifestar é o ato de expor, apresentar, declarar, tornar visível, publicar. A manifestação é uma forma de expressar para a Ouvidoria questionamentos, dúvidas, opiniões, etc. Assim, pode auxiliar diretamente no aprimoramento da gestão de políticas e serviços, ou a combater a prática de atos ilícitos, como assédio moral, assédio sexual, discriminação, entre outros.
Quais são os tipos de manifestação?
SUGESTÃO: proposição de ideia ou formulação de proposta de aprimoramento de políticas e serviços prestados pela Administração;
ELOGIO: demonstração ou reconhecimento ou satisfação sobre o serviço oferecido ou atendimento recebido;
SOLICITAÇÃO: requerimento de adoção de providência por parte da Administração;
RECLAMAÇÃO: demonstração de insatisfação relativa a serviço público;
DENÚNCIA: comunicação de prática de ato ilícito cuja solução dependa da atuação de órgão de controle interno ou externo.
IMPORTANTE RESSALTAR QUE QUALQUER DESSAS MANIFESTAÇÕES PODEM SER FEITAS DE FOMA ANÔNIMA.
O que é o e-Ouv?
O Sistema Eletrônico de Ouvidoria (e-Ouv) permite que qualquer pessoa, física ou jurídica, encaminhe manifestações ao Core-SP. Por meio do sistema também é possível acompanhar o prazo e receber a resposta da manifestação.
Todo o processo de envio de manifestação pode ser feito on-line pelo ícone abaixo: